Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 9 de março de 2015
Ao mesmo tempo em que você diz que democracia não é "econômica", afirma que o capitalismo é democrático. Como assim? Simplesmente não faz sentido. A gestão do sistema capitalista, stricto sensu, é anti-democrática porque está nas mãos da minoria elitista. Eles decidem, não os trabalhadores.
Eu não disse que o capitalismo é democrático. Eu disse que ele pode existir tanto em regimes políticos democráticos como autocráticos e acráticos. Não se pode ligar um sistema econômico a um regime político pelo verbo ser, pois esse verbo funciona como um sinal de igual em matemática e capitalismo e comunismo pertencem a categorias diferentes da realidade, que não são passíveis de comparação. Democracia não é um sistema de gestão corporativa e sim um sistema de gestão de uma nação e suas divisões. Uma gestão empresarial em que os trabalhadores decidam é uma gestão compartilhada que seria equivalente a uma democracia dentro do âmbito da empresa. No capitalismo a gestão é feita como na democracia grega, isto é, só os sócios decidem e não todos os envolvidos. Ou só o dono, se for único, como nas monarquias absolutistas ou ditaduras. Mas o capitalismo pode, perfeitamente, existir dentro de um regime político democrático. Mesmo com esse tipo de gestão. Democracia é política e não economia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário