Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 12 de março de 2015
http://ask.fm/wolfedler/answer/123855044637 Poderia citar exemplos de eventos que sejam ao mesmo tempo causais e indeterminísticos?
A emissão de luz laser é estimulada e, portanto, causada. Mas, se a excitação tiver se dado para um estado dois níveis acima do fundamental, o decaimento pode se dar para o nível logo abaixo ou para dois abaixo. Não se pode prever, em cada caso, o que acontecerá. Portanto não é determinístico, já que não especifica o resultado da causa. Isso acontece muito em vários fenômenos quânticos. O decaimento radioativo de híperons não é causado e nem determinista. Ele acontece fortuitamente e pode se dar de várias formas. Antes do surgimento da Física Quântica se pensava que todos os eventos fossem causados e determinísticos. Isto é, tudo teria uma causa e a causa, nas mesmas circunstâncias, provocaria o mesmo efeito. Hoje se sabe que tal comportamento macroscópico é uma questão estatística, uma vez que, nesses casos, a probabilidade é muito concentrada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário