Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 11 de maio de 2015
Ernesto, como é a seleção para ser professor universitário? Tem que se dar uma aula para os avaliadores? Se sim, para isso, eu tenho que ter aulas preparadas sobre todos os assuntos possíveis de cabeça? Ou há uma definição prévia do assunto?
Quando se abre o edital de concurso é fixado o nível exigido (graduação, mestrado ou doutorado), bem como a disciplina que vai ser objeto do exame. Há três provas. A primeira é a de títulos, em que se pontuam os cursos feitos, a experiência docente, as publicações e o que mais for pertinente. A segunda é de conhecimentos. É sorteado um tópico da disciplina e dá-se quatro horas para os concorrentes se prepararam, Então eles começam a redigir uma dissertação sobre o tema, em que precisam como que escrever um capítulo de livro a respeito, expondo o assunto, com motivação, exposição, justificativas, desenvolvimento, demonstrações e exemplos de aplicações. A terceira é a didática. Sorteia-se novamente um tópico da disciplina e os candidatos têm 24 horas para preparar uma aula a respeito perante a banca examinadora. A média dessas três provas é que definirá a classificação. Todavia, em geral, há também um ponto mínimo de corte em cada uma, que se não for atingido elimina o candidato.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário