Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 11 de maio de 2015
Quais os limites da privatização e estatização? Pergunto isso porque você uma vez declarou ser favorável à privatização em determinados serviços...
A questão é a seguinte; enquanto não se abole de vez o estado, algumas atividades precisam ser estatais. É o caso da justiça, da defesa, da segurança, do fisco. Mas também da educação e da saúde. Com a progressiva evolução civilizatória da sociedade as atividades de justiça, defesa e segurança vão desaparecer por falta de demanda por seus serviços, uma vez que a civilização extinguirá o crime e as guerras. Quanto ao fisco, ele também desaparecerá quando o próprio governo desaparecer por falta de necessidade de existir, à medida que a própria sociedade for assumindo os encargos estatais. Dentre eles a educação e a saúde. Mas, enquanto isso, é preciso que toda atividade educacional e médica seja ministrada apenas pelo estado que, gradativamente vá passando tal encargo para instituições comunitárias. Mas não particulares. Ou seja, elas não podem ter donos. Medicina e educação privadas estabelecem desigualdades de oportunidades que contrariam os princípios anarquistas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário