Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 8 de setembro de 2015
Li que bósons seriam matéria pois se considerássemos apenas os férmions como matéria excluiríamos o condensado de Bose-Einstein, dito o quinto estado da matéria. Não seriam coisas diferentes?
É preciso distinguir partículas elementares bosônicas de partículas compostas bosônicas ou sistemas de partículas que sejam bósons. Por exemplo, quarks são férmions, mas mésons, que são feitos de um quark, um antiquark e glúons, são bósons. Já os bárions, formados por três quarks são férmions. Núcleos atômicos podem inteiros podem ser férmions ou bósons, bem como os átomos mesmos. O que diferencia é se o spin total do núcleo ou do átomo seja dado por um número quântico s inteiro (bósons) ou semi-inteiro (férmions). O módulo do spin (momento angular intrínseco) é dado por S = ħ√s(s+1) em que ħ é a constante de Planck dividida por 2π. Matéria é um conglomerado de partículas, que podem ser moléculas, átomos ou íons. Eles podem ser férmions ou bósons, mas sempre serão feitos de partículas elementares fermiônicas (quarks e elétrons), mesmo que também contenham bósons (gluons, por exemplo). Mas se não houver férmions elementares não será matéria. O condensado de Bose-Einstein é um estado da matéria constituído de partículas compostas bosônicas (normalmente átomos) a muito baixa temperatura. Mas as partículas, mesmo sendo bósons, são feitas de férmions, alem de bósons (os glúons).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário