Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 31 de maio de 2016
O campo da matéria existe em todo o lugar do universo? E as flutuações quânticas formam os pares de partícula-antipartícula, os quais se aniquilam produzindo radiação (fótons)? 06/10/2015
Sim. O espaço é todo preenchido por campos, dentre os quais o campo da matéria. Isso é que constitui o vácuo. Não existe espaço vazio no Universo. Além de campo, o vácuo também é atravessado por radiação de todos os lados para todos os lados. Não só a luz de todas as estrelas de todas as galáxias mas, principalmente, a radiação de fundo, remanescente do desacoplamento que se deu 380 mil anos após o Big Bang. A formação espontânea de pares, no atual estágio do Universo, é muito rara, pois a densidade de energia do vácuo é baixa e uma flutuação aleatória que reunisse em um pequeno volume energia suficiente para equivaler à massa do par a ser produzido é um evento difícil. Mas era comum nos primeiros momentos do Universo. Atualmente pode ocorrer quando algum fóton altamente energético (raios cósmicos) interage com uma partícula material. Ou, mais raramente, na colisão de dois fótons ultra energéticos (o que pode se dar em aceleradores de partículas).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário