quinta-feira, 2 de junho de 2016

Professor, poderia nos dizer porque os ateus sentem um vazio tão grande? E como o senhor supera isso? 09/10/2015

Não é verdade que ateus sentem vazio nenhum. Eu não sinto e muitos que eu conheço também não. Pode ser que algum sinta e eu não sei a razão. Talvez porque não tenham encontrado um sentido para sua vida. Mas eu encontrei e ele me faz sentir que minha vida é plena de significado e eu vivo para realizar o meu ideal. O que eu encontrei foi o de acabar com a ignorância do mundo. Há pessoas que podem encontrar vários outros sentidos, como acabar com a fome, com a doença, com as guerras, com os crimes, com a pobreza, com os preconceitos. Há tanta coisa para se fazer para tornar o mundo melhor que não vejo como alguém possa achar que a vida não tenha sentido e ficar com algum vazio de significado para ela. Outra coisa que me deixa extremamente satisfeito por existir é o privilégio de, tendo tido filhos, participar dessa corrente de vida que começou com o primeiro coacervado e foi sendo transmitida pela reprodução e pela evolução até a mim e eu passei para a frente por meio de meus filhos e, então, ela prosseguirá, através de seus descendentes, a todas as novas espécies que evoluirão a partir da humana e de suas sucessoras até que o ambiente do Universo não seja mais propício à existência de nenhuma modalidade de vida. Isso é fantástico. Outra coisa que dá um grande significado e preenche muito a vida é amar e ser amado. Isso tudo não tem nada a ver com a existência de nenhum deus. Não tenha medo de encarar a verdade e se tornar ateu. A libertação de crenças religiosas, inclusive, é um grande alívio mental e propicia uma imensa satisfação. Como se grilhões fossem rompidos, véus fossem rasgados e a plenitude do mundo se mostrasse em todo o seu esplendor, não turvada por restrições religiosas nenhuma. Note que isso não significa que se abdique de uma elevada consciência ética. Pelo contrário, o fato de se saber que não se pode contar com divindade nenhuma para fazer prevalecer o bem e extirpar o mal do mundo dá, a cada um, e à sociedade como um todo, uma responsabilidade pelo bem uns dos outros muito mais pesada, que, inclusive, reforça extremamente o sentido da vida do ateu.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails