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quinta-feira, 2 de junho de 2016
prof. pier pierluiggi piazzi, dizia que inteligencia nao era inata. concorda? 09/10/2015
Não é bem isso que ele dizia. O que ele dizia era que a inteligência não é exclusivamente inata, mas que pode ser aprimorada (ou, até, diminuída). Com isso eu concordo. Inclusive, em minha atividade docente, muito antes de ter conhecimento do trabalho dele, já trabalhava os estudantes para o aprimoramento de suas inteligências, por meio de desafios variados. Jamais eu passava os conteúdos de "mão beijada". Sempre desenvolvia atividades para que os próprios estudantes descobrissem o que era preciso saber e desenvolvessem as habilidades que era preciso ter. Todavia, parte da inteligência é um fator inato sim. Mas não é muito grande. O que acontece é que a maior parte do desenvolvimento da inteligência se dá por meio dos estímulos fornecidos antes que a pessoa faça dois anos de idade. E esse é um tempo em que muitos cuidadores de crianças não propiciam a elas os estímulos adequados, deitando a perder uma chance irrecuperável de formar uma mente inteligente.
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