segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Está na Constituição Federal de 1988 que as pessoas possuem liberdade de crença. Como é que você quer que as escolas combatam a liberdade religiosa?

Não prego o combate à liberdade de crença, mas sim uma matéria que estude todas as religiões e crenças (inclusive o ateísmo, mesmo não sendo crença), todos as suas doutrinas, todos os seus ritos, toda a sua organização, toda a sua história, todos os seus pressupostos, toda a sua moral, de uma forma crítica e comparativa entre elas, para que as pessoas possam escolher com pleno conhecimento de causa. Sabendo que está aceitando algo sem fundamento, quando o for. Por exemplo, alguém, de sã consciência, vai fazer novena para algum deus mitológico grego ou romano? Então porque faz para os santos? É a mesmíssima coisa. Todo mundo tem que ter a liberdade de ser a favor da crença que quiser, mas tem que ter pleno conhecimento do que ela prega. Do mesmo modo que as doutrinas políticas e econômicas. Isso tem que ser ensinado na escola, desde as séries finais do Ensino Fundamental.

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