sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Professor gostaria de agradecer pelas indicações de livros sobre Física. Mas uma dúvida, como que surgiu o interesse de ensinar os outros? Porque eu leio suas respostas sobre ensino e vejo que são diferentes, que é difícil ver um professor ensinar dessa maneira e até o amor pelo ensinar. Abraço ;)

Comecei a gostar de ensinar no científico (atual ensino médio). Antes eu já gostava muito de estudar e não me satisfazia apenas com o que era dado em aula ou constava dos livros textos. Sempre buscava saber além e outras coisas com meu pai e minha mãe e na boa biblioteca que tinha lá em casa. Assim eu aprendia outras formas de explicar dado assunto e construía o meu modo de entender. No científico eu era sempre procurado pelos colegas para explicar os assuntos para eles, já que eu sempre tirava notas boas. Aí eu fui desenvolvendo minha própria forma de explicação que, em geral, era melhor do que a do professor e dos livros. Então eu fui mudando meu desejo de ser engenheiro mecânico ou arquiteto para ser cientista e professor. Queria cursar Física, mas não tinha em Barbacena e meu pai não tinha condições de me manter em Belo Horizonte ou no Rio de Janeiro. Daí fiz Matemática em Barbacena e, já no primeiro ano da faculdade, fui selecionado em um concurso para lecionar na EPCAR, que era (e ainda é) uma escola de ponta, não só na parte de conteúdo, mas na pedagógica. Os professores, todo ano, tinham um mês (janeiro) de atualização pedagógica, que era dado, ora na USP, ora na UFMG, ora em Barbacena mesmo, com professores de fora. Em 1972 fui convidado para lecionar na UFSJ, em 1974 na UFJF e em 1976 da UFV, como auxiliar de ensino, sem concurso. Depois eu fiz concurso, tanto na UFJF quanto na UFV e passei. Também lecionei na UNIPAC. Na UFV eu criei o Bacharelado em Física e, no começo, lecionava umas quatro matérias diferentes por semestre, pois era o único mestre em Física Teórica que tinha no Departamento de Física. Os outros eram engenheiros. Depois acabei sendo convidado ou eleito para cargos administrativos da Universidade, mas nunca deixei de lecionar. Veja meu currículo em: http://www.ruckert.pro.br/blog/?page_id=6

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails