Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 23 de janeiro de 2018
Qual sua opinião a respeito do Enem cobrar apenas questões sobre resoluções de circuitos ao invés de abordar assuntos mais interessantes sobre eletricidade e eletromagnetismo?
Lamentável. Isso não contribui para que os estudantes do Ensino Médio entendam Física como uma ciência que descreve o comportamento básico da natureza e que está por trás da química, da biologia, da psicologia, da sociologia, da economia, da filosofia e de toda e qualquer modalidade de conhecimento factual. Ou seja as ações não sobem na bolsa, nem os amantes se apaixonam se elétrons não se repelirem nem se não existir massa e nem inércia. Resoluções de circuitos tanto de resistores quanto de capacitores são aplicações técnicas da Física, do mesmo modo que equilíbrio de barras e lançamento de projéteis. Não acrescentam nada ao entendimento dos fundamentos do funcionamento da natureza. Não devem ser objeto de estudo no Ensino Médio Regular não profissionalizante. Devem ser abordados apenas como exemplos, em exercícios, especialmente para que se deduzam as relações observadas neles pelas grandezas corrente elétrica, carga elétrica, diferença de potencial elétrico, intensidade de campo elétrico, fluxo de campo elétrico, resistência, resistividade, capacitância e as dimensões geométricas dos componentes. Todavia, como dão margem á formulação de um número imenso de questões, são sempre colocadas como se fosse conhecimento fundamental e não técnico. Isso tem que mudar, senão todos os engenheiros serão apenas replicadores de receitas e todos os que não se dedicam às ciências exatas não entenderão como a natureza funciona, que é o objetivo de se estudar Física.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário