Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 3 de julho de 2018
pode-se dizer que Galileu Galilei foi um gênio? E você considera que ele deu contribuições fundamentais, assim como Newton, ou está mais para um Tesla, que não deu contribuições fundamentais, mas mais para engenharia?
Galileu, absolutamente, não era um engenheiro, como Leonardo da Vinci (além de outras coisas, como pintor). Ele era um cientista mesmo. Um dos primeiros a quem se pode denominar assim. Suas contribuições à Física foram fundamentais, mesmo não tendo a amplitude das de Newton. E ele, de fato, era um gênio. Ele foi quem rompeu com as noções aristotélicas arraigadas por toda a Idade Média, por exemplo, de que uma velocidade constante requereria uma força constante. Descobertas de Galileu, como a da constância do período de um pêndulo, independentemente da amplitude, possibilitaram a construção de mecanismos de escape para a padronização da marcha dos relógios, mas isso não era a sua intenção. Ele não visava as aplicações práticas, mas o conhecimento. Sua defesa do sistema heliocêntrico, que ele renegou para não ser condenado pela Inquisição, são o tipo de raciocínio científico, já que ele se espelhou no movimento das luas de Júpiter, por ele mesmo descobertas com a aplicação do telescópio ao uso astronômico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário