terça-feira, 3 de julho de 2018

Você não acha que esse debate entre esquerda e direita é uma incalculável perda de tempo ? Os dois lados parecem irracionais, cegos, e presos a dedicarem todos os seus recursos intelectuais possíveis para provar a soberania de sua cosmovisão. Sempre tem que haver um lado melhor, uma velha convenção.

A irracionalidade é um grande e lamentável problema. Mas a discussão, se for feita com argumentos racionais, é muito profícua e deve ser levada adiante mesmo, para que as pessoas se inteirem das propostas e dos conceitos de esquerda e direita. Não é perda de tempo não. Pelo contrário, é um grande aproveitamento do tempo. O que não pode é os defensores de cada visão serem teimosos. A esquerda tem que aceitar o que existir de bom na direita e vice versa. Bem como cada uma reconhecer seus problemas e buscar solvê-los. Minha posição é de esquerda mas eu discordo de muitas proposta que esquerdistas fazem. Dentre elas, a que mais discordo é a da estatização de vários empreendimentos. Para mim o estado tem que ser mínimo, cuidando, especialmente, da regulamentação e da fiscalização e não da execução, propriamente. Exceto em alguns setores, como a defesa, a diplomacia, o fisco e, no meu entendimento, a educação e a saúde que, para mim, teria que ser exclusivamente exercidas pelo estado sem a existência de empreendimentos particulares nesses setores. Todavia a grande diferença entre as concepções de esquerda e direita é que esta admite as desigualdades como justas e, até, desejáveis, enquanto aquela as considera injustas. Não me refiro às desigualdades intrínsecas entre as pessoas mas as de oportunidades, deveres e direitos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails