Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 3 de julho de 2018
Você não acha que esse debate entre esquerda e direita é uma incalculável perda de tempo ? Os dois lados parecem irracionais, cegos, e presos a dedicarem todos os seus recursos intelectuais possíveis para provar a soberania de sua cosmovisão. Sempre tem que haver um lado melhor, uma velha convenção.
A irracionalidade é um grande e lamentável problema. Mas a discussão, se for feita com argumentos racionais, é muito profícua e deve ser levada adiante mesmo, para que as pessoas se inteirem das propostas e dos conceitos de esquerda e direita. Não é perda de tempo não. Pelo contrário, é um grande aproveitamento do tempo. O que não pode é os defensores de cada visão serem teimosos. A esquerda tem que aceitar o que existir de bom na direita e vice versa. Bem como cada uma reconhecer seus problemas e buscar solvê-los. Minha posição é de esquerda mas eu discordo de muitas proposta que esquerdistas fazem. Dentre elas, a que mais discordo é a da estatização de vários empreendimentos. Para mim o estado tem que ser mínimo, cuidando, especialmente, da regulamentação e da fiscalização e não da execução, propriamente. Exceto em alguns setores, como a defesa, a diplomacia, o fisco e, no meu entendimento, a educação e a saúde que, para mim, teria que ser exclusivamente exercidas pelo estado sem a existência de empreendimentos particulares nesses setores. Todavia a grande diferença entre as concepções de esquerda e direita é que esta admite as desigualdades como justas e, até, desejáveis, enquanto aquela as considera injustas. Não me refiro às desigualdades intrínsecas entre as pessoas mas as de oportunidades, deveres e direitos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário