Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 3 de julho de 2018
Professor, mas estou com muita confusão em relação se nazismo era de direta ou esquerda. Quais são os principais fatores que te levam a caracteriza-lo como de direita?
O nazismo e o fascismo são ideologias de direita porque o que caracteriza a direita é a consideração de que as desigualdades são legítimas e, até, desejáveis. E eles foram regimes extremamente hierárquicos, que, em absoluto, não promoviam a abolição das classes sociais. Além do mais, tinham várias outras características de direita, como o nacionalismo (a esquerda é globalista), o capitalismo, isto é, a concentração do capital sob o domínio de poucos com uma maioria de trabalhadores assalariados (na esquerda o capital ou é do estado ou é distribuído entre os trabalhadores). Por outro lado eles apresentavam algumas características consideradas esquerdistas, mas que, de fato, não são, mas apenas, quando na esquerda, uma deturpação de sua ideologia, como a concentração estatal do poder econômico. O fato de serem ditaduras não é uma característica nem de direita nem de esquerda. Esquerda e direita podem ser tanto totalitárias quanto democráticas. O liberalismo econômico (economia de mercado) não é uma característica definidora da direita. Um regime pode ser direitista ou esquerdista com ou sem o liberalismo econômico. Existe tanto direita quanto esquerda liberal ou estatizante. A grande diferença é o igualitarismo social da esquerda e o desigualitarismo social da direita.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário