Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 3 de julho de 2018
se uma entidade é aquilo que se pode conceber pelo pensamento (mas que não seja mera ocorrencia), então propriedades como volume e energia não seriam entes físicos? é difícil estabelecer a fronteira dessas definições? então, qual definição de entidade para incluir números, mas não propriedades?
Realmente o conceito e a definição de ente é sutil e tem que ser compreendido por exclusão, isto é, pela consideração do que não seja um ente. Para começar, ações não são entes. Do mesmo modo que qualidades, atributos ou propriedades não são entes. Isso não existe por si mesmo, mas apenas como atributo de algo. Todavia os entes não precisam ser concretos, podem ser abstratos. Como é o caso dos números. Eles existem por si mesmos e não são atributos, mesmo que algum atributo, como massa, volume, duração, comprimento, sejam expressos numericamente. Note que um ente também não precisa existir de fato, mas tem que ser algo passível de ser concebido. Como um unicórnio. Valores também não são entes, como bondade, beleza, justiça e outros. Um ente, inclusive, pode ser algo que não seja nem concreto nem abstrato, como, por exemplo, uma nação, uma instituição. Um sentimento também não é um ente. Um dos grandes problemas metafísicos é, justamente, a categorização dos conceitos. Nem sempre se encontra uma resposta ou um critério nítido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário