Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 24 de abril de 2019
Acho que comunismo é sinônimo do regime político-econômico que aconteceu na URSS, China e Cuba. Veja bem todo mundo fala da divisão da guerra fria entre o Comunismo Vs Capitalismo. A palavra comunismo perdeu/ganhou o significado então? (Assim como a palavra gay tem conotação diferente).
O regime sócio-político-econômico que vigeu na União Soviética e em outros lugares e que ainda vige em alguns, passou a ser denominado de "comunismo", de modo que as pessoas consideram que "comunismo" seja aquilo. Todavia tal regime nunca foi comunista. A proposta inicial de Karl Marx era de se implantar uma "ditadura do proletariado" provisória, para que se conseguisse atingir o comunismo. Todavia tal ditadura não foi nada provisória e, se não tivesse sido derrubada, a continuidade da normalidade então vigente a levaria a permanecer indefinidamente. Tal ditadura, de fato, foi um "capitalismo de estado", em que a economia funcionava como capitalista, isto é, com patrão e empregado, só que o patrão era único, o estado. E a política era do poder de um único partido, sem opções. Socialmente a população não desfrutava de liberdades, tudo sendo controlado pelo governo. Comunismo não é nada disso e é preciso mostrar isso sempre, para não haver confusão. Para começar, comunismo é um sistema econômico apenas, e não político nem social. E é o sistema em que não existe separação entre detentores do capital e trabalhadores assalariados. O capital é compartilhado por todos os trabalhadores, que não são empregados de ninguém. Tudo é comum e compartilhado. Os bens produzidos são distribuídos e não trocados. Politicamente uma sociedade que seja economicamente comunista, poderia ser democrática, autocrática ou acrática, mas é melhor que seja acrática. Socialmente também, o ideal é que seja uma sociedade totalmente livre, não sendo permitida apenas a prática do mal. A liberdade é de locomoção, de fixação de domicílio, de expressão de opinião, de opção gamética, de filiação religiosa e de tudo, exceto de se praticar o mal, que é só o que é criminalizado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário