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sexta-feira, 26 de abril de 2019
E sobre fórmulas nas provas gerais. Voce as colocaria em um formulario na prova ou faria com que decorassem? Suponha que NAO foi dado nenhuma aula (ee nem pedido pelo prof) de demonstracao de como chegar na formula.
Sempre fornecia as fórmulas aos alunos nas provas. As básicas, pois as particulares os alunos aprendiam a deduzir na hora de resolver os problemas. Minhas provas sempre requereram, ou que se deduzissem fórmulas ainda não deduzidas ou que se jogasse com várias fórmulas para obter a resposta. Além de questões conceituais, especialmente requerendo comentários e discussões e não a apresentação de conceitos e definições memorizadas. Todavia eu sempre fazia com que os alunos, em classe, deduzissem as fórmulas principais, sob orientação, e não as apresentava prontas nem deduzia para eles. Meu método de ensino não era ensinar e sim provocar o aprendizado por conta do aluno. Claro que eu dava os pontos de partida e orientava o trabalho. Mas os alunos é que tinham que quebrar a cuca. Se não for assim, não se aprende. E os conceitos eram exaustivamente discutidos, especialmente para se ver em que casos se aplicavam e em que casos não. Não só os conceitos e definições, mas as leis e os teoremas também.
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