Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 3 de maio de 2019
Não gosto da definição que adota para o cientificismo, Ernesto. Acho que ela causa um aspecto de viés anticientífico. Sei que concorda que o método científico é a melhor forma investigativa para se chegar à verdade, por isso digo que você é cientificista, de acordo com a definição de Mario Bunge. +
Discordo da definição de Mário Bunge. Não sou cientificista de acordo com a definição que apresentei. Se isso passa uma impressão de que eu seja pós-modernista ou que não considere que a ciência seja superior, paciência. Há que se esclarecer quem se equivoca. Do mesmo modo que sou comunista e há quem pense que sou partidário do socialismo estatizante. Muito pelo contrário. Quem pensa assim não sabe o que seja comunismo e, então, há que ser esclarecido, pois adota a conceituação usual que é errada. Não é porque a maior parte das pessoas considera que algo tenha um conceito equivocado que se deva aceitar tal conceituação. Fazer isso é, justamente, uma atitude pós-modernista. Tanto quanto ao comunismo, ao cientificismo, ao anarquismo e ao agnosticismo, por exemplo, há que se esclarecer as pessoas sobre o seu verdadeiro significado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário