Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 3 de maio de 2019
https://ask.fm/wolfedler/answers/143647378461 Mas o problema de hoje em dia é que a venalidade é vista como compensatória. E alguns que entram nesse meio, acabam participando desses jogos de poderes e serviços venais. Como mudar esse quadro a curto prazo? Só a longo prazo pode ser mudado?
O fato de ser compensatória, em absoluto, não a justifica. É preferível ser prejudicado pela verdade e pelo bem do que ser beneficiado pela mentira e pelo mal. Incutir essa concepção em todas as pessoas é um trabalho extremamente difícil e cansativo, que não dá para ser feito em curto prazo. Mas dá para ser feito em longo prazo. Bem longo. Muitas décadas ou séculos. E isso tem que ser feito por meio da educação. Mas não essa educação que só se preocupa em aprovar estudantes nos exames e sim uma educação que forme o caráter. E isso tem que ser feito sem que se prometa vantagem nenhuma pela prática do bem. Sequer a salvação eterna, o que não existe. O bem tem que ser praticado por seu valor intrínseco, seja vantajoso, seja desvantajoso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário