Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 12 de junho de 2019
A civilização é, realmente, construída de forma a conter certos instintos naturais do ser humano. No entanto, o problema de muitas utopias, como a sua, é a negação da natureza humana. Seria necessário que o ser humano evoluísse não apenas culturalmente, mas biologicamente e se tornasse outra coisa.
Não. O ser humano, tal como é hoje mesmo, é capaz de ser altruísta. Tanto é que existe gente altruísta, generosa, solidária, justa, honesta, bondosa e virtuosa. Em verdade, há mais gente assim do que ao contrário. O problema é que há quem não seja assim. Mas isso pode ser eliminado pelo processo educativo, ao longo de várias gerações. E isso é que tem que ser buscado de forma intencional e intensa, por meio de uma mudança nos objetivos educacionais que privilegie a formação do caráter em relação à aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades. Isso não é utopia nenhuma. É um projeto completamente viável num intervalo de alguns séculos ou poucos milênios.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário