Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 12 de junho de 2019
A vida é tão injusta... tenho de tudo... enquanto muitos, da minha idade, não possuem tudo igual a eu.. muitos se perdendo nas drogas... pessoas com as quais estudei na infancia... pessoas com problemas e problemas ... pq a vida é tão injusta? tão diferente? oq eu tenho de especial? pq tenho mais?
Uma pessoa, em particular, será beneficiada ou prejudicada pelas circunstância de um modo que, em geral, não depende em nada dela mesma. Simplesmente pelo acaso de ter nascido em uma família pobre ou rica. Portanto não é uma injustiça e sim uma coincidência. Claro que há pobres que ficam ricos e ricos que ficam pobres em razão do que fazem. Mas a existência de pobres e ricos, isso sim, é uma injustiça. E essa injustiça advém, historicamente, do fato de que pessoas mais fortes term dominado as mais fracas e as explorado. Ainda na pré-história. Ou seja, eram egoístas e não altruístas. O egoísmo e a fonte de todos os males. E ele parece que seja uma característica inata e, portanto, genética. Há quem, mesmo sendo fraco, é egoísta e quem, mesmo sendo forte, seja altruísta. Todavia é possível, pela educação continuada, ao longo de gerações e gerações, mudar a humanidade para que ninguém seja egoísta, mesmo que, de nascença, tenha essa tendência. Isso, contudo, não é fácil. Mas não impossível. E é uma condição para que se estabeleça a anarquia comunista. Antes é preciso que ninguém queira ser ou ter mais do que ninguém. Que seja solidário e compartilhe. E, finalmente, que seja diligente, isto é, não tenha a mínima preguiça.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário