Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 10 de junho de 2019
Claro que não. Ou melhor, não necessariamente. Apenas pode não ter conhecimentos suficientes para concluir corretamente a respeito do tema em que seja equivocada. Se é inteligente, uma vez esclarecida de seu equívoco e tendo refletido sobre os argumentos que o contradizem, muda o modo de pensar. Às vezes, contudo, mesmo concluindo por verificações e raciocínios, da impropriedade de seu modo de pensar, não muda em razão de adesão ideológica ao sistema a que tal modo pertença. É o caso, por exemplo, da fé religiosa. Quem tenha fé não é necessariamente burro e nem ignorante. Pode até ser esclarecido e optar pela fé por outras razões. Até pelo medo, como Pascal.
Mas não se sabe se o Universo é eterno para o passado. O que se sabe é que ele vai ser eterno para o futuro. Se tivesse havido uma contração anterior à expansão atual, os parâmetros de aceleração da expansão e de densidade de massa e energia indicariam essa possibilidade, já que, então, o conteúdo do ciclo atual seria o mesmo dos ciclos anteriores e futuros, apenas transformado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário