Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 12 de junho de 2019
Os anarquistas que eu conheci dizem que são contra votar e anulam o voto. Você que é anarquista costuma votar quando há eleições?
Sim, e não vejo incoerência nisso. Mesmo que eu ache que não deva haver estado nem governo, acontece que há. E, havendo, devo contribuir para que seja de tal modo que promova sua própria extinção. Ela terá que ser feita pelos políticos. Então devo eleger políticos com propostas de minimização do estado. Como comunista, também devo eleger, enquanto houver estado, políticos que promovam a maximização da distribuição de renda e a igualdade de direitos e oportunidades para todos, buscando acabar com o capitalismo e, futuramente, com o próprio capital que, entrementes, deverá ser pulverizado por toda a população. Mas não socialistas estatizantes. Acho, até mesmo, que seja válido a formação de um "partido anarquista" que vise ações para a liquidação do estado e seu governo, ao longo do tempo. Discordo, pois, dos anarquistas que consideram improcedente a política enquanto houver estado e governo. E não acho que o estado e seu governo devam ser derrubados por uma revolução pois, assim, os vencedores teriam que exercer um poder para conter os vencidos. E poder é algo contrário ao anarquismo, uma vez estabelecido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário