Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 12 de junho de 2019
"(...) Ou se o pacifismo se revelar em uma atitude de submissão a uma opressão". Então, se atualmente nos submetemos à tirania do capital, então por que você defende uma mudança de regime baseada num (hipotético) consenso coletivo? Aqueles que gozam do nosso suor abriria mão do poder por evolução?
Porque algum insurgimento contra a opressão do capitalismo voraz, necessariamente, levaria a uma opressão dos anticapitalistas para impedir os capitalistas dominarem. E isso não é o que se pretende. O que se pretende é uma sociedade harmônica, fraterna, pacífica, aprazível, justa, equânime e feliz. Que só se alcança pela evolução de todos em direção à equipartição de bens entre todos, o que vem a ser o anarco-comunismo. Se, contudo, a opressão for uma opressão na base da força, então pode ser preciso exercer uma contra-força para impedi-la. Mas, então, não se alcançará essa sociedade ideal, pois essa contra-força e uma força, mesmo que em defesa do bem. E em uma sociedade ideal não se exerce força sobre ninguém.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário