Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 12 de junho de 2019
Professor, a anarquia pela propagação/persuasão é mais difícil de ser alcançada do que pela revolução/imposição. Ambas são difíceis. Mas você concorda que o método da propagação é o mais difícil? É possível conciliar os dois métodos?
O fato de ser difícil não é uma impossibilidade. Depois o método revolucionário tem dois problemas graves. O primeiro é o cometimento de injustiças, que não se justificam em razão de objetivo nenhum, bem como de sofrimentos a inocentes. O segundo é que, uma vez vencida a revolução, os revolucionários precisam usar a força para conter os vencidos e isso é totalmente contra os princípios anárquicos. O que se pode fazer, como propõe o Berkman, é uma revolução por meio de greves pacíficas, mas que inviabilizem o capitalismo e a arquia. Todavia elas também prejudicam a população em geral, que, então se priva dos produtos e serviços que os grevistas deixam de propiciar. Já que uma greve eficaz tem que ser total e extremamente longa, o que trará, inclusive, fome e mortes por não atendimento médico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário