Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 12 de junho de 2019
Professor, tenho como concepção de que a luz só anda em linha reta, isto é, como lei mesmo, só anda em linha reta. E quando a gravidade "curva a luz" é uma ilusão. A luz passa ainda em linha reta, só que pelo meio curvo (do tecido espaço-tempo) dando a impressão dela mesma estar curva. Isto procede?
Não. A luz, no vácuo, segue trajetórias geodésicas, isto é, que representam a distância mais curta entre pontos. Em um espaço plano (euclideano) as geodésicas são retas. Mas em um espaço curvo (riemanniano), como acontece com o espaço em torno das massas, as geodésicas não são retas e sim curvas. E a luz se move ao longo delas mesmo e não das retas. Note que, mesmo em um espaço curvo, uma reta continua uma reta, só que não é o caminho mais curto entre os pontos. O que caracteriza uma reta é o fato de não mudar de direção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário