Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 12 de junho de 2019
Sobre o ideal anarquista, por quê não prospera como o capitalismo, comunismo e outros? A época áurea do Anarquismo já não teria passado e perdeu a chance de se difundir no mundo?
É que o anarquismo do século dezenove pecou por um problema que o inviabilizaria totalmente, que foi o de pretender ser implantado por uma revolução. Isso não é compatível com a anarquia. A anarquia tem que ser atingida por evolução e não por revolução. Em uma revolução os vencedores têm que conter os vencidos com o uso da força e isso é totalmente contrário á anarquia. Portanto não se pode atingir nunca a anarquia por meio de uma revolução. Sobre o comunismo, ele também ainda não ocorreu em lugar nenhum. O que ocorreu na União Soviética e seus satélites não foi comunismo. Porque lá as pessoas eram todas empregadas do estado, que era o único patrão. Isso não é comunismo, de modo nenhum. No comunismo não há patrão nem empregados. Todos são sócios. Todos são proprietários de tudo. Tudo é de todos e nada é de ninguém. Tal situação econômica, inclusive, é extremamente propicia de ser acompanhada com a situação política da anarquia. Ou seja, o verdadeiro comunismo deve ser anárquico. Sem governo e nem estado. Portanto sem ditadura. E nem democracia, pois não há "cracia". É a "acracia". Tais concepções ainda estão para serem instauradas no mundo. Para isso é que me bato e promovo a difusão dessas ideias, a fim de que, cada vez mais, pessoas se imbuam delas e, assim, possam vir a ser estabelecidas em menor tempo de que alguns milênios. Acompanhadas, também, do libertarianismo social, que nunca pode ser confundido com libertinagem nenhuma, pois é uma situação de extrema ordem e responsabilidade, uma vez que não imposta e sim assumida espontaneamente. Sem fronteiras, sem propriedade, sem dinheiro, sem exércitos, sem polícia, sem advogados, sem juízes, sem prisões, por total falta de necessidade de que isso exista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário