sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Feliz dia dos professores, meu caro Ernesto! É incrível ter alguém como você pra tirar nossas dúvidas! Agora, minha pergunta: " para qualificar um ato como sendo absolutamente errado é necessário pressupor um Legislador absoluto" ?

Obrigado pelos votos e pelo comentário. Realmente, depois de um ser humano, a primeira coisa que sou é um professor. Que também estuda, pesquisa, filosofa, escreve, canta, pinta e ama.
Apesar da ética procurar estabelecer as noções de certo e errado de forma absoluta, isto é, independente das circunstâncias históricas, sociais e geográficas, isto não é obtido de forma definitiva, como também ocorre com a questão epistemológica da procura da verdade. Mesmo assim, sempre se pode considerar que há um meio de se aferir o caráter ético de uma ação, seja ela aceita ou não pelos costumes do grupo e estrato social envolvido naquele momento e lugar. Isto é, o caráter ético não se prende às prescrições morais, mas estas sim, devem, mas nem sempre o fazem, seguir as orientações da ética.
Tais considerações não pressupões nenhum legislador absoluto. São produzidas por reflexões puramente humanas, considerando que a vida em sociedade deve ser de tal modo estruturada que propicie prosperidade, bem estar e felicidade para seus componentes como um todo e não apenas para alguns. Errado é, pois, um ato que se insurge contra tais metas, isto é, que provoque dor, prejuízo, sofrimento, tristeza, incômodo de uma forma global, mesmo que seja bom para alguém ou um grupo em particular. Um ato que não possa ser erigido em norma a ser prescrita para todo mundo sem incorrer em graves prejuízos globais. Um ato que a pessoa não desejaria ser por ele atingida. Isto não tem nada a ver com algum legislador, de nenhuma espécie. Leis e normas não são prescrições éticas, apesar de também terem que obedecer critérios éticos, mas sim prescrições práticas, para a condução da vida social. Algumas podem se referir a punições por desobediência a normas morais, que, teoricamente, devem seguir a ética. Mas o legislador não é absoluto.

Ask me anything

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails