segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Quais matérias deveriam ser adicionadas e trabalhadas com mais ênfase nas escolas, além da filosofia, e o que o Sr acha que deveria estimular as pessoas em busca do conhecimento, em detrimento do culto a preguiça.

Filosofia (metafísica, epistemologia, lógica, ética, estética - incluindo sociologia e psicologia), ciências (matemática, física, química, biologia, geologia, astronomia, economia, história, geografia), idiomas (linguística, português, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, latim, grego - pelo menos duas estrangeiras), artes (música, pintura, escultura, teatro, dança, poesia - pelo menos duas), cultura geral (direito, administração, literatura, cinema, música, artes), atualidades, habilidades práticas (culinária, costura, marcenaria, mecânica, hidráulica, construções, eletrotécnica, eletrônica, computação, jardinagem, horticultura, direção de veículos, primeiros socorros) e esportes (mas não desportos, além da ginástica cotidiana).
Tudo isto pode muito bem ser visto nos doze anos da eduação básica se se tiver uma escola em tempo integral (dez horas por dia, incluindo o almoço), com redução das horas de aulas e aumento das horas de estudo e treinamento. Para isto tem que se abolir conteúdos desnecessários dos programas e evitar a repetição de conteúdos em várias séries. O ideal é não haver nem série, nem aula, nem sala de aula. A aprendizagem se daria por projetos feitos em equipe. A escola só teria bibliotecas, laboratórios, salas de computadores, oficinas, horta, teatro, quadras, piscina. Os professores, todos em dedicação exclusiva, ficariam à disposição dos alunos o tempo todo. O currículo seria estruturado em projetos, com pré-requisitos, uns dos outros, interdisciplinares, a serem desenvolvidos por pequenas equipes em tempo integral, na base de um ou dois por semana, a serem apresentado a um juri de professores, que aprovaria ou não. Se não, tem que fazer de novo. As equipes podem ter estudantes de diferentes níveis e idades. Não há nota nem série. A conclusão dos estudos é feita pelo cumprimento dos projetos previstos, além de outros facultativos que se queira fazer. Isto é um modelo proposto pela "Escola da Ponte" em Portugal, extremamente interessante e válido, que vem tendo sucesso como modelo experimental há 28 anos. Vejam o sítio da escola:
http://www.escoladaponte.com.pt/

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