sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O que é informação para você(o Sr.)?

Chame-me por "você". Aprendi com meu pai, que aprendeu com o dele e ensinei a meus filhos que ninguém é superior nem inferior a ninguém na vida. Assim não chamo ninguém de senhor e nem gosto de ser chamado assim. Só de você ou tu, como meu pai dizia, pois sua mãe era portuguesa e o pai um anarquista austríaco, apesar de ser da nobreza, que falava o português de Portugal. Isto não é desrespeito, pelo contrário, é a máxima consideração ao colocar o interlocutor no mesmo nível seu, seja quem for. A mesma consideração e respeito que eu tenho para com a maior autoridade eu tenho para com o mais humilde serviçal e chamo todos de "você".
Informação, para mim, são dados interpretados num contexto que lhes dê significância. Por exemplo, os fótons que atingem a retina são dados, que, interpretados pelo cérebro, passam a informação sobre uma imagem que está sendo vista. A informação só existe quando alguma mente a captura em uma percepção, que é uma interpretação de sensações fornecidas pelos órgãos sensoriais. Dados são sinais a serem processados por um interpretador, de acordo com algum algorítmo decodificador que lhes confere uma significância. Por exemplo, as marcas refletoras e absorvedoras de luz que se dispõem sobre a superfície de um Compact Disk são dados, que só passarão a informação sobre a música ali gravada se forem lidas por um feixe de raio laser ao longo de uma espiral de passo determinado e com uma velocidade específica, processadas por um modem, que converterá cada grupo específico de sinais (bits) em um valor de intensidade de onda sonora a cada intervalo definido de tempo, para construir uma sequência modulada de pulsos elétricos que, no circuito eletrônico e no alto-falante, se transformará na informação da música gravada.

Ask me anything

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails