sexta-feira, 11 de maio de 2012

Amor, Paixão, ou Amizade?

Todas tem o seu lugar. Quando ocorrem juntas em relação a uma mesma pessoa e ela corresponde então se tem o céu na Terra. Elas não se excluem, se completam. A paixão, normalmente se tem por uma só pessoa e a amizade (de fato, não apenas o coleguismo) pode ser ter por várias. Mas o amor também pode se ter por mais de uma pessoa. A sociedade não admite que esse amor plural, especialmente sendo erótico e envolvendo sexo, seja vivenciado em relação a mais de uma pessoa de forma aberta e franca. Mas isso é um erro. A pluralidade amorosa teria que ser admitida normalmente como fonte de felicidade, uma vez que a sua restrição é fonte de infelicidade, quando ocorre. Mas, por ser hipócrita, a sociedade aceita que se tenham relações sexuais espúrias, desde que não declaradas abertamente. Isso é que é imoralidade e não o poliamorismo franco e aberto. Insisto muito nesse aspecto porque considero que esse seja um dos preconceitos que ainda falta ser abolido. Note que estou falando da possibilidade e não da obrigatoriedade. Outro é contra os ateus, considerados imorais e perversos. Mas o amor pode ser puramente platônico, sem envolver sexo e, nem mesmo, contato tipo beijos e abraços. Mesmo assim pode ser tão intenso, completo, sincero e total quanto se fosse fisicamente realizado. E, até mesmo, ser fonte de grande sofrimento quando não correspondido. Tenho muitos conhecidos e colegas, por quem nutro estima, respeito e consideração. Tenho alguns amigos e amigas, dos quais muito poucos realmente fortes amizades. E tenho alguns amores, em verdade, quatro. Mas paixão tenho uma só e ela é platônica. Mas é avassaladora. Pena que não seja correspondida. Amor correspondido, atualmente, não tenho nenhum. Grandes amizades, muito poucas, umas dez, incluindo os amores. Amigos, um pouco mais, mas nem vinte.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails