sexta-feira, 11 de maio de 2012

Concordo em parte. Quando me referi à existência da alma estava implicando tambem a existência de Deus. Enfim, utilizando-se o exemplo de que o fim do mundo seria em 2012: enquanto essa questão está no âmbito especulativo, alguns vivem sua vida ignorando

tal acontecimento, enquanto alguns que acreditam, premeditam suas ações. No caso de uma prova cabal de que esse fato ocorrerá, todos mudariam seu modo de agir, baseando-se nisso. Da mesma forma, no caso de Deus, isso faria crer nele o maior de seus negadores. Considerando que essa existência implique, por exemplo, na recompensa ou castigo de acordo com o modo de agir para com seus semelhantes, não seria essa a ameaça real ao livre arbítrio? Teria-se provado por A+B que ao agir de tal forma, teria-se ... ???

Certamente que se a existência de Deus se tornar um fato comprovado não existirão mais ateus. Todavia se existe alma imortal ou um céu e um inferno são outras questões que precisariam ser comprovadas também. Se tudo isso for comprovado, não será mais uma questão de fé. Mas isso não muda o livre arbítrio. Toda pessoa continuará a ter a liberdade de escolha de fazer o bem ou o mal, sabendo, agora, das consequências e optando por assumi-las. O livre arbítrio é um fato independente da existência ou não de Deus, de alma imortal e de prêmio ou castigo na eternidade.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails