tal acontecimento, enquanto alguns que acreditam, premeditam suas ações. No caso de uma prova cabal de que esse fato ocorrerá, todos mudariam seu modo de agir, baseando-se nisso. Da mesma forma, no caso de Deus, isso faria crer nele o maior de seus negadores. Considerando que essa existência implique, por exemplo, na recompensa ou castigo de acordo com o modo de agir para com seus semelhantes, não seria essa a ameaça real ao livre arbítrio? Teria-se provado por A+B que ao agir de tal forma, teria-se ... ???
Certamente que se a existência de Deus se tornar um fato comprovado não existirão mais ateus. Todavia se existe alma imortal ou um céu e um inferno são outras questões que precisariam ser comprovadas também. Se tudo isso for comprovado, não será mais uma questão de fé. Mas isso não muda o livre arbítrio. Toda pessoa continuará a ter a liberdade de escolha de fazer o bem ou o mal, sabendo, agora, das consequências e optando por assumi-las. O livre arbítrio é um fato independente da existência ou não de Deus, de alma imortal e de prêmio ou castigo na eternidade.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário