sexta-feira, 11 de maio de 2012

Debate com criacionistas? Como lida com o excesso de falácias de apelo à autoridade e desonestidade intelectual deles?

Sim, já o fiz muitas vezes, especialmente no orkut. O problema maior não é o da desonestidade. Muitos são honestos, sinceros e convictos no que acreditam. E não são pouco cultos e nem pouco inteligentes. Certamente que há os desonestos, ignorantes e mentecaptos, mas esses nem vale a pena discutir. Gosto de discutir com criacionistas inteligentes, bem instruídos e sinceros. Esses eu respeito e tenho consideração. Mas o problema deles é, justamente, o apelo à autoridade, especialmente da Bíblia, no caso dos cristãos (nunca discuti com muçulmanos, nem budistas, nem hinduístas). Fazê-los ver que a Bíblia não é digna de confiança como depositária da verdade é o maior problema. Sua fé lhes obscurece a razão. Mas eu insisto, sempre de modo educado e com argumentos serenos, nunca de forma erística, mesmo quando eles assim o fazem. Não perder a calma e ser infinitamente perseverante é essencial. Mas inútil, na maioria das vezes. Acabo desistindo porque nem eu os convenço nem eles a mim. Mesmo assim sou amigo de crentes, que respeito se pautam a vida por suas convicções e são justos e bondosos no trato com todo mundo. Dessa forma eles também respeitam a mim como um ateu honesto, justo e bondoso, mesmo que teimoso em insistir em convencê-los de seu equívoco.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails