Isso é fundamental, mas não suficiente. Trata-se da "assertividade", isto é, da postura de se ser franco de forma educada e completamente transparente. Isto é, despido de toda e qualquer máscara nos diferentes papéis que a pessoa exerce na vida. Ser autêntico e, realmente, desprovido de medo, vergonha e pudor. Dizer sempre a verdade sem pensar duas vezes. E, principalmente, saber escutar a verdade sem se melindrar. Aceitar as críticas. Não se sentir ofendido se disserem que você é feio se de fato o for. Aceitar-se como é a assumir sua personalidade e características com naturalidade. É preciso um treino para isso e este é outro ponto que acho que as escolas precisam passar aos alunos, além do que comentei em outra resposta recente.
Eu disse que não é suficiente porque, além disso, é preciso se ter uma atitude altruísta de colaboração, de solidariedade, de compartilhamento, de dedicação, de diligência, de expediente, de bravura, de tenacidade para promover o bem e erradicar o mal.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário