sexta-feira, 11 de maio de 2012

O mundo ideal seria quando as pessoas passassem a mostrar o que elas realmente são, sem nenhum pudor, vergonha, medo e etc.? smile

Isso é fundamental, mas não suficiente. Trata-se da "assertividade", isto é, da postura de se ser franco de forma educada e completamente transparente. Isto é, despido de toda e qualquer máscara nos diferentes papéis que a pessoa exerce na vida. Ser autêntico e, realmente, desprovido de medo, vergonha e pudor. Dizer sempre a verdade sem pensar duas vezes. E, principalmente, saber escutar a verdade sem se melindrar. Aceitar as críticas. Não se sentir ofendido se disserem que você é feio se de fato o for. Aceitar-se como é a assumir sua personalidade e características com naturalidade. É preciso um treino para isso e este é outro ponto que acho que as escolas precisam passar aos alunos, além do que comentei em outra resposta recente. 
Eu disse que não é suficiente porque, além disso, é preciso se ter uma atitude altruísta de colaboração, de solidariedade, de compartilhamento, de dedicação, de diligência, de expediente, de bravura, de tenacidade para promover o bem e erradicar o mal.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails