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sexta-feira, 11 de maio de 2012
tal recompensa ou castigo.
O condicionamento comportamental de um educando, tanto pela família quanto pelo colégio, não tem como se furtar de enquadrar-se no sistema de recompensa e punição do cérebro, que vigora para todos os seres sencientes, até vegetais. Isso é primitivo e toda pedagogia que ignorar tal fato está fadada ao insucesso. A recompensa pode ser apenas o elogio e o castigo a reprimenda. Para pessoas sensíveis isso funciona. Para outras não. Então tem-se que valer de prêmios e castigos mais efetivos. Mas esse sistema de prêmio e castigo, usados conjuntamente, é de grande eficácia no processo educativo. É preciso, contudo, que sejam usados ambos, na dose adequada e fielmente cumpridos. Deixar de premiar ou castigar o que se tenha combinado de fazer leva ao descrédito do sistema e, então, ele deixa de funcionar. Numa etapa posterior é possível se introduzir as noções de obrigação moral, sem prêmio nem castigo. Mas isso requer uma maturidade psicológica que só se adquire após a adolescência. Antes não funciona e o condicionamento pavloviano é necessário.
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