Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
Como argumentar com um cético? O cético que diz que não é capaz de se afirmar NADA, que toda a realidade é dubitável, e a própria existência do eu é inaceitável.Esse cético é irritante, mas irrefutável. Como proceder no diálogo? Pirro, Sexto Empírico, etc
Não há como refutá-los. De fato, nada pode ser garantido. A única escolha e viver assim mesmo, sem nunca se ter certeza. Mas podem se ter fortes convicções, baseadas em fortes indícios, que funcionam como se fossem evidências. Quanto a provas, mesmo que sejam logicamente consistentes, todas se fundamentam, em última análise, ou em fatos empíricos ou em suposições apriorísticas gratuitas. Então, se esses fundamentos não possuírem garantia de veracidade, nada que deles seja deduzido também a possui. A ciência toma uma posição pragmática a respeito. Usa o ceticismo como metodologia de busca da verdade e considera que seja verdade o que mais se pode dizer que se aproxima dela, face aos conhecimentos disponíveis. Mas sempre se abre a rever o que se sabe.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário