Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
O senhor poderia dar uma explicação sobre causalidade? A metodologia científica pressupõe causalidade em toda e qualquer teoria?
Causalidade é a propriedade de haver, entre dois eventos, uma ligação de tal modo que a ocorrência de um provoque a ocorrência do outro. É diferente de condição, que permite, mas não provoca. Um evento que possua outro que lhe tenha sido causa é dito efeito. Se não for efeito de nada, é incausado. A questão é se há eventos incausados ou todos são efeitos. Há duas correntes a respeito. Eu considero que há eventos incausados, porque muitos não possuem causa identificada. Então, supor que tenha só porque se acha que tenha que ter não tem cabimento. A consideração de que todo evento seja um efeito é uma conclusão induzida da observação das ocorrências macroscópicas. Toda indução não é garantida. Um único contra-exemplo a derruba. os eventos de decaimento radioativo e emissão de fótons são alguns dos quais não se detecta causa. Porque supor que exista? Há quem diga que a existência de causa para todo evento seja uma necessidade para a consistências das explicações científicas. Ora, não se está dizendo que causa não existe, mas que nem sempre existe. As teorias científicas podem muito bem ser formuladas sem a exigência da necessidade de causa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário