segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Wolf, você acha que todo e qualquer tipo de religião espírita que pratique a comunicação com espíritos se trata de esquizofrenia ou coisa do tipo? Não acha muita generalização?

Acho que qualquer tipo de pretensa comunicação com espíritos ou é fraude ou é um problema mental, não necessariamente esquizofrenia. Não consigo admitir, a não se que me provem de modo inconteste (e eu sou muito pior do que São Tomé pois, mesmo vendo, custo a crer). Estou aberto a considerara a possibilidade, como sempre a tudo, mas minhas convicções são no sentido da inexistência de espíritos de qualquer tipo. É muita generalização sim, mas não vejo outra alternativa até que mostrem se estou enganado. Além disso, mesmo que admita a possibilidade da existência de espíritos, supor que eles possam se comunicar conosco já é um outro problema mais difícil ainda. Se isso acontecesse, seria algo normal. Porque só uns o conseguem? Por que só uns conseguem é um comentário genérico. Como sabemos que não conseguimos? Qual o "modus operandi" dessa comunicação? São muitas perguntas pra poucas respostas. Mas acho generalização demais, Wolf. Já fui em terreiros de umbanda, reunioes de espiritas. Acho muita generalização admitir que toda população espirita (no sentido genérico mesmo do termo) ter algum tipo de distúrbio psíquico. Se não tem, ou está totalmente iludida, ou está fraudando. Não consigo ver outra explicação. Elas podem acreditar tão piamente que existem espíritos que pensam que seus próprios pensamentos são mensagens deles. Ok, mas não acha uma tremenda de uma generalização? É como se as pesquisas que existem a respeito fossem todas fruto de pura enganação. Afirmar que TODAS as seitas espiritas são oriundas de pura imaginação, é difícil de engolir, heim?!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails