Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 29 de março de 2013
Existem 3 perguntas que a humanidade sempre se fez desde a antiguidade: "Quem somos nós?"; "De onde viemos?"; "Para onde vamos?". Se tivesse de escolher para saber a resposta de apenas uma dessas perguntas. Qual escolheria?
De onde viemos, isto é, de que modo aconteceu o surgimento do conteúdo do Universo sem que tenha sido proveniente de nada que o precedesse. Essa é a maior questão da Cosmologia, que não é respondida nem com a consideração de que tenha sido criado por Deus, pois, mesmo assim, Deus teria criado o conteúdo sem nada prévio de que tirá-lo. Como isso teria se dado? A teoria do Big Bang apenas descreve como esse conteúdo, já existente, passou a se expandir, juntamente com o espaço que o contém, dando origem ao desenrolar do tempo. Note que antes da expansão iniciar não havia tempo, pois não havia alteração em nada. Ou seja, não havia "antes". Pode ser que esse conteúdo não tenha surgido, mas já existia quando ainda não havia tempo. Mas se ele não existia e surgiu no momento em que o tempo começou, então também não havia espaço, nem vazio. O espaço existente é o que é preenchido pelo conteúdo do Universo. Onde não tem matéria é vácuo. Mas o vácuo não é vazio. Ele tem campos e radiação. Não existe vazio no Universo. Muito menos fora dele, pois não existe lado de fora do Universo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário