domingo, 24 de março de 2013

Por que as crianças ricas tendem a ser mais egoístas do que as pobres? O trabalho desse artista é muito bom Prof. se puder confira: http://disenosocial.org/juguetes

Adoro crianças e as crianças me adoram. Acho que é porque eu as considero tão seriamente como considero um adulto. Não me finjo de criança nem as ignoro. Dentre elas eu tenho uma afeição especial pelas mais pobres. Vejo seus olhinhos brilhando de felicidade quando participo com elas de suas brincadeiras com latinhas e pedrinhas. De fato, elas são muito mais desprendidas e dadivosas. Acho que estão acostumadas a compartilhar, pelo pouco que possuem. Se tudo não for compartilhado, não tem para todo mundo. Essa é uma lição de sabedoria que as pessoas mais pobres, por necessidade, passam a todos. As crianças ricas gostam de exibir seus brinquedos como troféus que atestam a maior riqueza de seus pais. Isso lhes é passado pelos pais, que colocam na posse de bens o seu valor como pessoas humanas. E se elas compartilharem os brinquedos, deixam de ser os seus "donos", além de correrem o risco de os verem quebrados. Esse egoísmo faz parte da cosmovisão capitalista, tão bem defendida pelos arautos Ayn Rand, Ludwig von Mises, Murray Rothbard e outros que tais. A visão oposta, que advogo, é a do comunitarismo, do cooperativismo, do compartilhamento, do desprendimento, do altruísmo. Muito melhor para a felicidade global e, portanto, de cada um. Mas quem é rico, como naquela história do evangelho, se entristece ao considerar que tem que compartilhar o que é seu. O reino dos céus, entendido como o estado de felicidade na Terra mesmo, dificilmente vai ser atingido por quem não tenha desprendimento das riquezas, mesmo que seja rico, como Sêneca.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails