Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Como podemos ver provas que existem eventos sem causa? Como decaimento radioativa, aniquilação de partículas e anti-partículas, emissão de luz por fótons excitados, etc...Tem como evidenciá-los? Jamorreuenemsabe
É só observar o fenômeno acontecendo. Você verá que há um total de átomos instáveis que, pouco a pouco, vai se reduzindo. Aí você traça a curva de número de átomos ainda instável em função do tempo e verá que será uma exponencial de expoente negativo. Ela é a solução da equação diferencial em que a taxa de decaimento seja proporcional ao resíduo excitado (tipo descarga de capacitor em que a corrente é proporcional à carga). Ou seja, não há um decaimento em bloco. Se se observar, com a devida ampliação, a localização das emissões na amostra, verá que é aleatória. Isso mostra que não há um fator que determine o decaimento, mas apenas uma condição que o possibilita. Ele vai acontecendo fortuitamente, ora aqui, ora ali. O mesmo se dá com a emissão de fótons por átomos excitados. Se algo a determinasse, todos emitiriam logo fossem excitados. A fluorescência e a fosforescência é que permitem observar melhor isso, pois a excitação é sustada e a emissão prossegue.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário