segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Sou contra o ensino religioso mas sou a favor do ensino de religiões. Todas as principais (catolicismo, protestantismo, pentecostalismo, espiritismo, ortodoxismo, islamismo, hinduísmo, budismo, taoísmo, confucionismo, zoroastrismo, judaísmo, siquismo, jainismo, xintoísmo, kemetismo, paganismo, shenismo, umbanda, candomblé, agnosticismo e ateísmo, mesmo que essas últimas não sejam religiões), com análise de suas doutrinas, suas práticas, sua cosmologia, sua tanatologia, sua moral, sua política, sua organização e tudo o que lhes for pertinente, para que a juventude possa fazer uma escolha consciente, ou optar pelo agnosticismo ou ateísmo. Mas também sou a favor da volta da "Moral e Cívica", só que não da forma proselitista e doutrinária, mas numa abordagem crítica e construtiva.

Emoções não são mais do que eventos eletro-químicos nos neurônios, como também os pensamentos, os sentimentos, a consciência e tudo o mais no psiquismo. Inclusive os efeitos das drogas psicotrópicas demonstra isso cabalmente. A mente é uma ocorrência do cérebro e seus anexos. Isso não significa que seja material, mas é puramente física. Só que física, além da matéria, tem campos de interações e ocorrências que se dão com as estruturas complexas. Isso tudo é que faz o psiquismo. Não há nada sobrenatural, como alma.

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