Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
Então, você concorda com a existência de um determinismo macroscópico físico (mecânica clássica) e biológico (heterossexualidade)? Não é? Se a heterossexualidade/homossexualidade é inata então é uma coisa determinada? Logo o livre arbítrio é apenas uma ilusão.
Não é tão simples assim. Se fosse, a loteria seria determinista. Há um segundo nível de aleatoriedade que é macroscópico. Isto é, dentro do determinismo das ocorrências macroscópicas existe uma aleatoriedade de outra ordem. É quando o fenômeno é tão complexo que não se tem controle dos fatores que o determinam. Como no lançamento de dados, ou nos fenômenos meteorológicos. Isso também acontece na genética. Ainda não se encontrou de modo inequívoco que grupo de gens acarreta a orientação sexual. Isso pode ser um fenômeno epigenético, mas não sei dizer. Todavia, também há a possibilidade de pessoas se tornarem homossexuais sem terem propensão nata para tal ou, tendo essa propensão, adotarem o comportamento heterossexual. Isso é, sem dúvida, uma manifestação do Livre Arbítrio. Esta existe, exatamente porque o funcionamento mental é extremamente complexo, se enquadrando no nível de indeterminismo macroscópico advindo da caoticidade da complexidade. Todavia esse nível de indeterminismo não existiria se não houvesse o nível fundamental, quântico, de indeterminismo. Livre arbítrio não é uma ilusão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário