Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
Professor, li em uma de suas respostas e também num artigo no site da University of Colorado que a Lua na verdade orbita o Sol e a Terra apenas causa uma pertubação na órbita da mesma. Isso também acontece em satélites de outros planetas?
Do mesmo modo que a Lua perturba a órbita da Terra. Isso só acontece com a Terra e a Lua, pois são de tamanhos comparáveis. As outras luas dos outros planetas são muito menores do que os respectivos planetas, de modo que suas órbitas, do ponto de vista do Sol, não têm a concavidade sempre voltada para o Sol, descrevendo epiciclos alongados e não encurtados. Ou sejam, fazem laços no movimento, retromovendo-se em algumas partes. Isso nunca acontece com a nossa Lua, que sempre avança em torno do Sol, só variando a velocidade, mesmo assim, apenas em 3% para mais ou para menos em relação à velocidade orbital da Terra. Ou seja. A Lua não é bem um satélite da Terra, mas a Terra e a Lua formam um sistema duplo de planetas gêmeos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário