sábado, 29 de março de 2014

Professor, se eu estou aqui, ok, eu existo. Mas se eu morrer, e deixar de existir, bem... Eu tenho de ir pra algum lugar, não é? Segundo o senhor nós vamos para lugar algum! Mas isso é meio confuso, se é assim, então eu não estou aqui? Não pode algo simplesmente deixar de existir.‎

Não tem que ir para lugar nenhum. Os átomo de seu corpo certamente vão para algum lugar, como adubo, cinzas, fezes ou cacos (depende do modo como morreu). Mas o seu "eu" desaparece completamente. O "eu" é uma ocorrência que se dá em razão do funcionamento da mente que, por sua vez é uma ocorrência do funcionamento do cérebro e seus anexos. Uma vez cessado esse funcionamento, com a morte biológica do organismo. a mente e o "eu" deixam de existir. Ele não são entidades substanciais. São ocorrências. Podem perfeitamente deixar de existir. O fato de você vir a deixar de existir não impede que, atualmente, exista. Isso acontece com muita coisa. Por exemplo, o Império Romano não existe mais. Mas existiu. Não há lei de conservação de ocorrências, como há de conteúdos substanciais.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails