Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 28 de março de 2014
Olá professor tudo bem? Muitos religiosos afirmam de forma dogmática que, dado um evento, a causa desse evento deve ser necessariamente maior que o efeito. Gostaria de saber se isso tem de fato algum fundamento. O espaço limitado de caracteres não me permitiu expressar complemente outras questões.
Nada disso. Para começar causa de um evento é outro evento cuja ocorrência determine a ocorrência de seu efeito. O que significa dizer que um evento seja "maior" do que outro? Que requeira mais energia para se dar? Que demore mais tempo? Que ocorra com algum ser de maior massa? A palavra "maior" está muito vaga nessa afirmação. Mas, seja o que for que se entenda por "maior", não é preciso que o evento causa seja maior do que o evento efeito. O que obrigaria tal exigência? Além do mais, não é preciso que um evento seja, necessariamente, efeito de alguma causa. Um evento pode ser fortuito, isto é, incausado, tanto quanto pode ser causado. Há uns e há outros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário