Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
boa noite, queria que me explicasse uma duvida que tenho, se o sol é uma bola de fogo, como pode haver fogo no espaço se lá não há oxigênio? obrigado e aguardo a resposta se puder!
O fogo do Sol não é uma combustão química. Ele provém da reação nuclear de fusão de hidrogênio e hélio no núcleo do Sol. Essa reação emite radiação gama que vai atravessando a massa do Sol sendo absorvida e reemitida pelos átomos dele todo e, enquanto isso, diminuindo a frequência até que, da superfície para fora, é emitida na frequência visível. Por outro lado, não é só a reação de combustão com o oxigênio que produz fogo. Fogo é um gás a temperatura tão alta que emite luz. Em verdade é um plasma, isto é, um gás de íons e não de átomos. Qualquer reação exotérmica que eleve a temperatura a níveis suficientes para que o material se torne gasoso e ionizado vai emitir luz e, portanto, ser um fogo. Mas no Sol, essa temperatura que gaseifica e ioniza todo o seu material não é devido a reações químicas, mas à aborção da radiação produzida pelas reações nucleares de seu núcleo. Como em todas as estrelas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário