Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
O professor considera válida a proposição de Kant de que não podemos explicar a totalidade do ser utilizando a ciência e os conceitos construídos para explicar o mundo de nossa experiência? Para Kant, isso levaria somente a erros e a incoerências. Isso procede, no seu ponto de vista?
Discordo de Kant. Acho que a ciência ainda não alcançou um estágio que lhe possibilite dar uma explicação cabal de tudo. Mas não acho que isso seja, aprioristicamente, impossível. Só é o resultado da infantilidade da ciência atual. Dentro de algum tempo, paulatinamente, quase tudo vai conseguir ser explicado. Mesmo que esse tempo seja de dezenas ou centenas de milhares da anos. Não vejo que nenhuma explicação, por ser científica, leve, necessariamente a erros e incoerências. Inclusive porque acho que, pouco a pouco, a própria filosofia evoluirá para uma disciplina científica. Por ora a Filosofia não tem condições de ser conduzida de modo estritamente científico. Assim é válido o recurso a seus métodos filosóficos de investigação. Todavia, mesmo assim, ela deve se valer, sempre que possível, de métodos científicos de validação de suas conclusões. Para que se evite a existência de "escolas de pensamento", uma vez que a realidade é única. Logo sua interpretação correta tem que ser única. Se não é, por ora, é porque não existe, ainda, métodos de diagnosticar, com boa precisão, a veracidade de todas as propostas, de modo a descartar as falsas ou inverossímeis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário