Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
Ainda sobre esta pergunta: Plantas > animais > humanos. Não é crime e nem assassinato. É cadeia alimentar. Animais não tem consciência, e servem pra nos prover alimentos. A morte em EXCESSO sim é crime. Mas matar somente o necessário pra comer, não. theus
Para começar a consciência não é exclusiva da espécie humana, dentre as atualmente existentes na Terra. Outros animais também a possuem em maior ou menor grau. Além disso, grande parte possui senciência. Isso faz com que sintam o terror da morte tanto quanto um ser humano. Supor que, por sermos uma espécie com inteligência e consciência mais desenvolvidas, sejamos superiores ou mais importantes do que as demais espécies, noção denominada "especismo", é o cúmulo da arrogância. Todas as espécies vivas do planeta são igualmente importantes e não existem para nos servir, como consideram, especialmente, os que creem em escrituras ditas "sagradas" de várias religiões. Tal concepção é tão abominável quanto o racismo ou outros preconceitos em relação a outros humanos, como o de gênero, nível social, nacionalidade, cultura ou outros. Mesmo que, na natureza, existam predadores que matam outros animais para comer, nós, humanos, não temos essa necessidade e, além disso, temos um nível elevado de consciência para perceber que matar um ser senciente é provocar-lhe um sofrimento inteiramente injustificado. Matar só se justifica em legítima defesa, seja uma pessoa humana, seja um animal de outra espécie. A não ser que não se tenha outra alternativa para se alimentar, como os esquimós. O fato da predação ser instintiva não é justificativa, pois a civilização surgiu, justamente, para controlar os instintos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário