Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 30 de novembro de 2014
Ernesto, gostaria de saber a sua opinião a respeito do comentário deste professor de filosofia - https://www.facebook.com/RazzoFrancisco/posts/740052406048965#_=_. Desconsiderando a confusão sobre materialismo/fisicalismo (já que a realidade não engloba apenas matéria, mas tb campo, radiação...).
Nada disso. O que não existe é uma realidade sobrenatural. Mas existe uma realidade não física, que é a realidade das abstrações. No entanto ela só existe porque existem seres possuidores de mentes nas quais ela reside. Mesmo que seja objetiva, a partir de um consenso entre subjetividades, essa realidade não tem existência se não houver mentes. E mentes são ocorrências que se dão em cérebros, cuja realidade é física. Sem considerar que a realidade física não é só material, mas também inclui campos, radiação, espaço, tempo, estruturas e ocorrências. As realidades abstratas é que englobam noções como os números, as palavras, as normas, os valores, a cultura e similares. Bem como entidades como a sociedade, as instituições e coisas do tipo. Tudo isso só tem existência baseado na realidade biológica, que é um tipo de realidade física. Nisso também se enquadra o conhecimento, que, de modo nenhum, se torna inválido por se basear em um substrato físico. Conhecimento é um construto mental e mente advém da fisiologia do cérebro. Isso não tem escapatória. Não vejo razão nenhuma para invalidar qualquer construto mental pelo fato da mente ser gerada pelo funcionamento do cérebro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário